A História de Abraão e Sara | Quem foi Abraão na Bíblia ?

A História de Abraão e Sara | Quem foi Abraão na Bíblia ?

Você já se perguntou por que Abraão é chamado de pai da fé?

Como ele enfrentou provações inimagináveis e ainda permaneceu firme em suas promessas?

E a maior de todas as perguntas: O que ele teria feito que moldou a história de toda uma nação?

Curioso? Acompanhe-nos e conheça a história de Abraão e Sara!

A Jornada de Abraão

Em uma cidade chamada Ur dos Caldeus, vivia um homem chamado Tera. Ele tinha três filhos: Abrão, Naor e Harã.

Abrão, que mais tarde seria chamado de Abraão, tomou Sarai como sua esposa. Sarai, no entanto, não tinha filhos, pois era estéril.

Tera decidiu mudar-se com sua família de Ur dos Caldeus para a terra de Canaã. Eles partiram juntos, mas pararam em uma cidade chamada Harã e se estabeleceram lá. Foi em Harã que Tera viveu por mais 205 anos antes de falecer.

A vida de Abrão estava prestes a tomar um rumo diferente, pois ele seria escolhido por Deus para uma grande missão.

O Chamado e Abraão

Depois da morte de seu pai, Deus fez um chamado especial a Abrão:

Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a terra que te mostrarei. Farei de ti uma grande nação, te abençoarei, engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. Abençoarei aqueles que te abençoarem e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; e por meio de ti todas as famílias da terra serão abençoadas. (Ref: Gênesis 12)

Com fé, Abrão atendeu ao chamado divino. Ele partiu, levando consigo sarai e seu sobrinho Ló, rumo à terra desconhecida de Canaã.

Ao chegar lá, Deus apareceu novamente a Abrão e reafirmou Sua promessa, dizendo que daria aquela terra à sua descendência. Em sinal de gratidão e fé, Abrão construiu um altar ao Senhor.

Mas a jornada não seria fácil. Uma grande fome surgiu em Canaã, levando Abrão a buscar refúgio no Egito.

Temendo por sua vida devido à beleza de sarai, ele lhe pediu que se apresentasse como sua irmã. O Faraó, encantado com sarai, a levou para seu palácio.

Mas Deus, sempre fiel a suas promessas, enviou pragas ao Faraó e sua casa. Quando o Faraó descobriu a verdade, devolveu Sarai a Abrão e os expulsou do Egito.

Assim, Abrão, Sarai e Ló retornaram a Canaã, ainda mais prósperos do que antes.

Abraão e Ló

Após retornarem do Egito, Abrão e Ló, seu sobrinho, perceberam que a terra onde estavam não era suficiente para sustentar todos os seus rebanhos, pois ambos haviam se tornado muito prósperos. Isso causou conflitos entre os pastores de Abrão e os pastores de Ló.

Vendo essa situação, Abrão propôs a Ló que escolhesse uma parte da terra para si, a fim de evitar mais discórdias. Ló escolheu para si a planície do Jordão, que era muito fértil, e partiu na direção de Sodoma.

Após a separação, Deus apareceu novamente a Abrão e reafirmou sua promessa, dizendo que toda a terra que ele visse seria dada a ele e a sua descendência para sempre.

Deus também prometeu que tornaria sua descendência tão numerosa quanto o pó da terra. Em resposta a essa promessa, Abrão construiu outro altar ao Senhor, desta vez perto do carvalho de Manre, em Hebrom.

Abraão e Melquisedeque

Um dia, quatro reis poderosos foram à guerra contra cinco outros reis, e a cidade de Sodoma, onde Ló morava, foi uma das derrotadas. Os vitoriosos levaram muitos prisioneiros, e Ló foi um deles.

Quando Abrão soube que seu sobrinho havia sido capturado, ele reuniu 318 dos seus homens mais valentes e foi atrás dos reis para resgatar Ló. Abrão e seus homens lutaram bravamente e venceram os quatro reis, trazendo de volta todos os bens e prisioneiros, incluindo Ló.

Após Abrão resgatar Ló e recuperar todos os bens, Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, encontrou-se com Abrão.

Ele trouxe pão e vinho, e abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra. E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos. Em resposta a isso, Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Melquisedeque, rei e sacerdote, é um homem que aponta para Jesus cristo. Quando ele encontrou Abrão, trouxe pão e vinho, símbolos que antecipam a santa ceia.

Abrão também deu a ele uma parte de seus bens, o dízimo, como sinal de respeito a Deus. Este feito antecipa e aponta prática do dízimo. Recomendo verem esse vídeo que conta mais detalhes de melquisedeque.

Em seguida, O rei de Sodoma pediu a Abrão as pessoas resgatadas, mas sugeriu que Abrão ficasse com os bens. Abrão, porém, recusou, dizendo que já havia prometido ao Senhor que não aceitaria nada, para que ninguém dissesse que ele se enriqueceu por causa do rei. Ele só aceitaria a parte dos homens que o acompanharam.

A Visão de Abraão

Depois de todas essas aventuras, Deus apareceu para Abrão em um sonho e disse: Não se preocupe, Abrão! Eu estou com você e vou te dar uma grande recompensa.

Mas Abrão estava triste porque não tinha filhos e pensou que seu servo Eliezer seria quem ficaria com tudo depois que ele morresse.

Então, Deus mostrou o céu a Abrão e disse: Veja as estrelas. Você terá tantos filhos e netos quanto estrelas no céu.

Deus quis mostrar a Abrão que estava falando sério. Pediu para Abrão pegar três animais e cortá-los ao meio.

Abrão fez isso e depois ficou esperando. Ele ficou muito sonolento e, enquanto dormia, teve um sonho. Nesse sonho, Deus contou a Abrão que seus filhos viveriam em um lugar que não era deles por 400 anos, mas depois seriam livres e prósperos.

No final do sonho, uma fumaça e um fogo apareceram e passaram entre os pedaços dos animais. Isso era Deus fazendo uma promessa especial a Abrão, como se estivesse dizendo: Prometo que tudo isso vai acontecer.

Então, Deus contou a Abrão que toda aquela terra ao redor seria dele e de seus filhos para sempre. E foi assim que Deus fez uma grande promessa a Abrão.

Abraão e Agar

Abrão e Sarai queriam muito ter um filho, mas o tempo passou e eles não tiveram nenhum.

Então, Sarai teve uma ideia. Ela disse a Abrão: Por que você não tem um filho com minha serva, Agar? Assim, pelo menos, teremos um filho através dela.

Abrão concordou com a ideia de Sarai e, algum tempo depois, Agar ficou grávida. Mas quando Agar soube que teria um filho, ela começou a agir de maneira orgulhosa e isso fez com que Sarai ficasse chateada. Sarai tratou Agar mal e ela decidiu fugir.

Enquanto Agar estava no deserto, um anjo apareceu para ela e disse: Agar, volte para Sarai. Seu filho se chamará Ismael e ele será o começo de uma grande família. O anjo também disse que Ismael seria um homem livre e valente.

Agar ouviu o anjo, voltou para a casa de Abrão e Sarai, quando Abrão tinha 86 anos, Agar teve seu filho, Ismael. E assim, Ismael se tornou o primeiro filho de Abrão.

O Pacto de Abraão e Deus

Quando Abrão tinha 99 anos, Deus apareceu para ele e fez uma promessa especial.

Deus disse que Abrão teria muitos descendentes e que eles seriam uma grande nação. Como sinal dessa aliança, Deus mudou o nome de Abrão para Abraão, que significa pai de muitas nações.

Deus também deu a Abraão um sinal para mostrar essa promessa: a circuncisão. Todos os homens e meninos da família de Abraão deveriam passar por esse ritual como um sinal do acordo entre eles e Deus.

Além disso, Deus disse que Sarai, a esposa de Abraão, também teria um novo nome: Sara. E, embora ela fosse idosa, Deus prometeu que ela teria um filho, e esse filho se chamaria Isaque.

Abraão, em sua fidelidade a Deus, fez o que lhe foi ordenado. Ele e todos os homens de sua casa foram circuncidados, mostrando sua obediência e compromisso com a promessa de Deus.

A Destruição de Sodoma e Gomorra

Um dia, quando Abraão estava sentado à entrada de sua tenda, três anjos apareceram.

Abraão os tratou com hospitalidade, oferecendo-lhes comida e descanso. Durante sua visita, eles confirmaram que Sara, mesmo sendo muito idosa, teria um filho.

Sara, ouvindo isso de dentro da tenda, riu, pois parecia impossível. Mas os visitantes reafirmaram que, com Deus, tudo é possível.

Em seguida, os anjos olharam para a cidade de Sodoma, e Deus revelou a Abraão que a cidade seria destruída devido à sua maldade.

Abraão, preocupado com seu sobrinho Ló que vivia em Sodoma, pediu a Deus que poupasse a cidade se houvesse pessoas justas ali. Abraão perguntou a Deus se Ele pouparia a cidade se houvesse 50, 45, 40, 30, 20 e até mesmo 10 pessoas justas. Deus concordou em poupar Sodoma se houvesse pelo menos 10 pessoas justas.

No entanto, a cidade estava profundamente corrompida. Dois anjos foram enviados a Sodoma e foram recebidos por Ló, que os protegeu dos moradores perversos da cidade. Vendo a maldade da cidade, os anjos disseram a Ló para reunir sua família e fugir, pois a cidade seria destruída.

Ló, sua esposa e duas filhas saíram da cidade. Os anjos advertiram que não olhassem para trás enquanto fugiam.

Mas a esposa de Ló olhou para trás e foi transformada em uma estátua de sal. Sodoma e Gomorra foram destruídas, mas Ló e suas filhas foram poupadas graças à misericórdia de Deus.

Após a destruição de Sodoma, Abraão subiu cedo e foi ao lugar onde havia falado com Deus. De lá, ele pôde ver a fumaça das cidades que foram destruídas.

Ló e suas filhas se refugiaram em uma caverna nas montanhas, temendo viver na cidade de Zoar.

Nas montanhas, as filhas de Ló, acreditando que todos os homens da terra haviam perecido, planejaram uma maneira de preservar a linhagem da família.

Elas deram vinho ao pai e, em duas noites consecutivas, deitaram-se com ele sem que ele percebesse.

Ambas as filhas ficaram grávidas de Ló. A filha mais velha deu à luz um filho chamado Moabe, que se tornou o ancestral dos moabitas. A filha mais nova teve um filho chamado Ben-Ami, que se tornou o ancestral dos Amonitas. Ambos os povos viveram nas regiões ao redor de Canaã.

Abraão e Abimeleque

Abraão viajou para uma região chamada Gerar. Lá, ele novamente contou a todos que Sara, sua esposa, era sua irmã.

Ele fez isso porque estava com medo de que as pessoas o matassem para ficar com Sara, já que ela era muito bonita.

O rei de Gerar, chamado Abimeleque, ouviu falar da beleza de Sara e a levou para seu palácio, pensando que ela era solteira.

No entanto, Deus apareceu para Abimeleque em um sonho e o advertiu sobre Sara ser esposa de Abraão. Abimeleque ficou assustado e devolveu Sara a Abraão, repreendendo-o por não ter sido honesto desde o início.

Abraão explicou seu medo e pediu desculpas. Então, ele orou a Deus para abençoar Abimeleque e seu povo, e Deus os curou, pois havia fechado os ventres das mulheres da casa de Abimeleque por causa de Sara. A honra e a integridade de Sara foram preservadas, e a promessa de Deus a Abraão e Sara continuou intacta.

Isaque o Filho da Promessa

Deus cumpriu sua promessa e Sara deu à luz um filho na velhice, chamado Isaque.

Durante uma festa para Isaque, Sara viu Ismael, filho de Abraão com Hagar, rindo e pediu a Abraão para mandar Hagar e Ismael embora. Abraão ficou triste, mas Deus lhe garantiu que cuidaria de Ismael.

No deserto, quando a água acabou, Agar chorou, pensando que Ismael iria morrer. Deus, porém, mostrou-lhe um poço e garantiu que Ismael se tornaria uma grande nação.

Abimeleque, vendo que Deus estava com Abraão, propôs um tratado de paz. Abraão concordou, mas mencionou um problema sobre um poço de água.

Os dois fizeram um acordo e Abraão deu a Abimeleque sete cordeiras como sinal de que o poço foi cavado por ele.

Eles chamaram aquele lugar de Berseba. Depois, Abraão plantou uma árvore e louvou a Deus. Ele viveu muitos anos na terra dos filisteus.

O Sacrifício de Isaque

Deus testou a fé de Abraão pedindo-lhe que sacrificasse seu filho Isaque no Monte Moriá.

Abraão, mesmo com o coração partido, obedeceu. Quando estava prestes a sacrificar Isaque, um anjo do Senhor apareceu e impediu-o.

No local, Abraão viu um carneiro preso pelos chifres, que foi sacrificado em lugar de Isaque.

Abraão chamou aquele lugar de Jeová Jiré, que significa “O Senhor Proverá”. Deus então reafirmou a Abraão Suas promessas, impressionado com sua obediência e fé.

Após esse episódio, Abraão recebeu notícias de sua família: seu irmão Naor teve filhos. Um deles, Betuel, tornou-se pai de Rebeca. Esta notícia seria importante para a história da família de Abraão, pois Rebeca viria a ser a esposa de Isaque.

A Morte de Sara

Sara, a querida esposa de Abraão, faleceu aos 127 anos na terra de Canaã.

Abraão chorou e lamentou sua morte. Querendo um lugar apropriado para enterrá-la, Abraão conversou com os hititas, pedindo para comprar um terreno deles.

Eles ofereceram a Abraão o melhor de seus sepulcros, mas Abraão insistiu em comprar um campo específico que tinha uma caverna, pertencente a Efrom.

Depois de uma negociação, Abraão comprou o campo por quatrocentos siclos de prata. Foi ali que Abraão enterrou Sara. Este lugar tornou-se uma propriedade de sepultamento da família de Abraão.

Isaque e Rebeca

Abraão estava ficando velho e queria encontrar uma esposa adequada para seu filho Isaque.

Ele pediu ao seu servo mais fiel que fizesse uma viagem à sua terra natal para escolher uma esposa de sua própria família para Isaque. Mas havia uma condição: Isaque não deveria ir com ele.

O servo partiu levando presentes e dez camelos. Ao chegar a um poço na cidade de Naor, ele orou a Deus para que lhe mostrasse a mulher certa para Isaque.

Ele pediu um sinal: quando pedisse água a uma jovem, a mulher certa não só daria água a ele, como também ofereceria água para seus camelos.

Rebeca, uma jovem muito bonita, veio ao poço e fez exatamente como o servo havia pedido em sua oração.

Ao saber que ela era da família de Abraão, o servo deu-lhe presentes e foi levado à casa de seu irmão Labão.

Lá, ele contou a todos sobre sua missão e o sinal que Deus havia mostrado através de Rebeca.

A família de Rebeca concordou que ela se casasse com Isaque. Ela partiu com o servo e, ao chegar à terra de Canaã, viu Isaque ao longe.

Quando Isaque soube de tudo o que havia acontecido, ele amou Rebeca, e eles se casaram. Isaque encontrou conforto com Rebeca após a morte de sua mãe, Sara.

Abraão e Quetura

Depois da morte de Sara, Abraão casou-se novamente com uma mulher chamada Quetura. Eles tiveram vários filhos juntos.

Abraão viveu uma vida longa e, ao todo, teve 175 anos. Quando chegou sua hora, ele morreu em paz, tendo vivido uma vida plena.

Seus filhos, Isaque e Ismael, se uniram para sepultá-lo na mesma caverna onde Sara, sua primeira esposa, estava enterrada. Abraão foi sepultado ao lado de Sara, como era seu desejo. Após a morte de Abraão, Deus continuou abençoando seu filho Isaque, que morava perto do poço de Laai-Rói.

E assim, chegamos ao fim da incrível jornada de Abraão, um homem de fé inabalável que nos ensina muitas lições valiosas até hoje.

Espero que tenham gostado e aprendido com essa narrativa. Se você se sentiu tocado ou inspirado pela história de Abraão.

FAQs (Perguntas Frequentes: A História de Abraão)

Pergunta: Quem era Abraão antes de ser chamado por Deus?
Resposta: Abraão, originalmente chamado Abrão, era um homem de Ur dos Caldeus, localizado na Mesopotâmia. Ele era filho de Tera e tinha dois irmãos, Naor e Harã. Abraão era casado com Sara (Sarai) e, inicialmente, eles não tinham filhos, pois Sara era estéril.

Pergunta: Por que Abraão é chamado de “Pai de Muitas Nações”?
Resposta: Deus prometeu a Abraão que ele seria o pai de muitas nações e que reis viriam dele (Gênesis 17:4-6). A promessa se cumpriu através de seus filhos e descendentes, que originaram várias nações, inclusive Israel.

Pergunta: Quais foram as principais promessas feitas por Deus a Abraão?
Resposta: Deus prometeu a Abraão uma descendência numerosa, a terra de Canaã para seus descendentes, e que por meio de sua linhagem todas as nações da terra seriam abençoadas (Gênesis 12:1-3, 15:5, e 17:4-8).

Pergunta: Como Abraão reagiu ao pedido de Deus para sacrificar seu filho, Isaque?
Resposta: Abraão obedeceu a Deus, demonstrando uma fé inabalável. Ele preparou tudo para o sacrifício, mas quando estava prestes a sacrificar Isaque, Deus providenciou um carneiro como substituto, poupando a vida do menino e provando a fé de Abraão (Gênesis 22:1-14).

Pergunta: Quem era Melquisedeque e qual a sua relação com Abraão?
Resposta: Melquisedeque era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo. Ele abençoou Abraão após sua vitória sobre os quatro reis. Abraão, por sua vez, deu a Melquisedeque um dízimo de tudo. Melquisedeque é considerado um tipo de Cristo na Bíblia (Gênesis 14:18-20).

Pergunta: O que representa a mudança de nome de Abrão para Abraão e de Sarai para Sara?
Resposta: A mudança de nome de Abrão para Abraão (que significa “pai de muitas nações”) e de Sarai para Sara (que significa “princesa”) foi um ato simbólico de Deus para estabelecer sua aliança com eles e assegurar suas promessas de descendência e bênçãos (Gênesis 17:5, 15).

Pergunta: Como Abraão e Sara reagiram à promessa de terem um filho na velhice?
Resposta: Inicialmente, tanto Abraão quanto Sara riram ao ouvir a promessa, pois ambos eram muito idosos e Sara era estéril. A risada pode ter sido tanto de descrença quanto de alegria. Apesar disso, Abraão creu na promessa de Deus (Gênesis 17:17, 18:12-15, 21:6).

Pergunta: Quem foi Ismael e qual foi seu papel na história de Abraão?
Resposta: Ismael foi o filho de Abraão com a serva de Sara, Agar. Ele nasceu de uma solução humana para a esterilidade de Sara e a falta de filhos de Abraão. Ismael e sua mãe foram enviados ao deserto, mas Deus cuidou deles e prometeu que Ismael também seria pai de uma grande nação (Gênesis 16:1-16, 21:8-21).

Pergunta: Qual é a importância da fé de Abraão na narrativa bíblica?
Resposta: A fé de Abraão é central na Bíblia, sendo um exemplo destacado de obediência e confiança em Deus. A justificação pela fé de Abraão é também usada no Novo Testamento como um exemplo para todos os crentes, demonstrando que a fé é o meio pelo qual somos justificados diante de Deus (Romanos 4:1-3, Hebreus 11:8-19).

Confira Esse artigo em Video:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.